“Através desta Cartilha, queremos promover o diálogo sobre os atuais processos de compras desenvolvidos pelas empresas, reforçar a necessidade de vinculá-los com os conceitos de sustentabilidade e a partir destes, nos alinharmos ao que acontece à nossa volta, adaptando sempre nossa estratégia de atuação.

Na condição de Presidente da Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil é motivo de grande satisfação apresentar esta nova publicação que consolida o compromisso de nossas empresas como cidadãs corporativas e, simultaneamente, motiva aqueles que ainda não possuem trabalho dedicado a esta área a conhecerem o que se faz em matéria de compra sustentável e, por que não, também iniciarem, dentro de suas respectivas possibilidades, as próprias práticas nesse sentido.”

Antônio Carlos Valente, Presidente da Cámara Oficial Española de Comercio em Brasil

“A Cámara Española oferece aos associados, pela primeira vez, uma publicação voltada ao trabalho nos processos de compras. E na posição de Diretora Executiva da Cámara, tenho por objetivo fazer com que cada vez mais associados possam participar dela com conteúdo, comprovando seus respectivos crescimentos na área. Queremos que a Cartilha de Compras Sustentáveis cresça à medida que as empresas cresçam também. Assim reforçaremos cada vez mais o conceito de que é possível se ter êxito nos negócios e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico, social e o bem-estar do meio ambiente.”

Maria Luísa Castelo, Diretora Executiva da Cámara Oficial Española de Comercio em Brasil

“É preciso entender que sustentabilidade não é um conceito relacionado apenas a questões ambientais e sociais. Quando falamos em sustentabilidade, envolvemos muitos outros aspectos, como os riscos envolvidos no negócio, a felicidade e a qualidade de vida das pessoas, o viés cultural, a materialidade dentro dos capitais da empresa, entre outros.

A amplitude do conceito de sustentabilidade abrange ainda características específicas de determinados segmentos, como o impacto causado por fornecedores e seus produtos e serviços. Daí a importância desta publicação que visa reforçar a responsabilidade das empresas quando das contratações realizadas pela área de compras.”

Maria de Fátima Mendes de Lima, Presidente do Comitê de Sustentabilidade da Cámara Oficial Española de Comercio em Brasil