EDITORIAL

A maneira como fazemos negócios vem mudando ao longo dos anos e a incorporação de critérios relacionados à sustentabilidade foi um dos grandes marcos desse processo de evolução.

Em todo o mundo, as empresas procuram cada vez mais o equilíbrio entre o sucesso no mercado e o crescimento sustentável, oferecendo uma contribuição maior e mais efetiva para a sociedade e para o planeta. No entanto, inovações tecnológicas não são suficientes; o grande desafio está na aplicação de boas práticas por toda a cadeia de valor.

Com papel crucial na construção e implementação de políticas efetivas que considerem a conjunção de critérios sociais, ambientais e econômicos, a área de Compras é uma engrenagem importante dentro da estrutura corporativa. Além disso, o seu alinhamento com os valores e práticas de sustentabilidade adotados pela companhia pode ser responsável por grandes transformações.

Isso porque além de analisar as questões econômicas e financeiras, o grande desafio em uma negociação de compra está na inclusão de aspectos relevantes ligados a questões ambientais, de direitos humanos, segurança e diversidade.

Ou seja, cada vez mais o profissional de compras precisa entender que o seu trabalho vai muito além da análise comercial. Ele envolve também um olhar atento para outras variáveis capazes de ampliar os benefícios para a sua empresa e, principalmente, para a sociedade.

Este novo olhar, a partir de um contexto mais amplo, tem ganhado força tanto na esfera pública como no ambiente corporativo. Como resultado, as compras sustentáveis têm sido cada vez mais adotadas tanto por empresas de diferentes setores da economia, como pela administração pública, em âmbito municipal, estadual e até federal.

As propostas apresentadas nesta Cartilha buscam integrar toda a cadeia de valor, estabelecendo um relacionamento mais estreito com os fornecedores, focado em parcerias e na consolidação do conceito de ganha/ganha no longo prazo.

Nossa expectativa é que esse material contribua para a construção de negociações e relacionamentos mais sustentáveis, com resultados positivos para todos.

 

Maria de Fátima Mendes de Lima

Presidente do Comitê de Sustentabilidade da Cámara Española de Comercio