COMPRAS SUSTENTÁVEIS: 10 RAZÕES PARA COMEÇAR

A inclusão de aspectos sustentáveis nos processos de compras é capaz de trazer benefícios em diversas frentes para uma empresa. Ao estabelecer critérios de seleção de parceiros e fornecedores que vão além da melhor proposta comercial e consideram também questões ambientais, de direitos humanos, segurança e diversidade, a companhia contribui para a construção de um novo cenário, em que todos só têm a ganhar.

 

1. Reputação

Processos eficientes – e sustentáveis – de seleção de fornecedores auxiliam na construção de uma boa reputação para a empresa. Ao associar seu nome e/ou sua marca a um fornecedor com histórico de multas ambientais ou denúncias por trabalho escravo, a companhia pode manchar sua imagem perante a sociedade. Incluir critérios sociais, legais, ambientais e econômicos em seus processos de compras é um escudo eficaz para se resguardar de situações desse tipo.

 

2. Gestão de risco

Gerir os fornecedores de maneira mais eficiente é uma forma de mapear eventuais riscos e se prevenir contra eles. Além de ser uma ferramenta capaz de evitar conflitos legais, um banco de dados abrangente permite identificar e analisar o risco de um fornecedor, cabendo à empresa avaliar sua participação no processo seletivo.

 

3. Responsabilidade social

Ao fazer uma avaliação mais abrangente dos fornecedores, a empresa é capaz de detectar pontos de melhoria e iniciar planos de ação sustentáveis para desenvolver esses parceiros. Uma companhia com problemas ambientais por contaminação de solo pode acelerar a resolução do problema, se isso estiver condicionado a uma parceria comercial atrativa.

 

4. Padronização

Desenvolver e implementar um processo seletivo sustentável é uma forma de padronizar os procedimentos de compras, criando processos mais fluidos e precisos. Para fazer com que o processo de seleção de parceiros e fornecedores funcione, a empresa promove o engajamento de todas as partes envolvidas: compradores, solicitantes, fornecedores e aprovadores.

 

5. Planejamento

As compras sustentáveis facilitam o planejamento, tanto financeiro quanto estratégico, em médio e longo prazo. Da mesma forma, uma vez alinhada com a área de Sustentabilidade da empresa, a iniciativa também contribui para o fortalecimento de um negócio sustentável, baseado nos pilares social, econômico e ambiental.

 

6. Recursos

Processos de compras sustentáveis evitam desperdícios e contribuem para otimização de recursos financeiros. Se as compras forem realizadas de acordo com o planejamento e critérios estabelecidos, os produtos e serviços poderão ser adquiridos em maior quantidade, por exemplo, e os gastos serão menores.

 

7. Comunicação

Fazer com que diversas áreas trabalhem em parceria para que a estrutura de compras sustentáveis funcione é uma maneira de aproximá-las e estimular a comunicação interna. Os setores de uma empresa envolvidos neste processo, geralmente, são: Compras, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Jurídico, entre outros.

 

8. Transparência

Ao fazer uma seleção criteriosa, que leva em consideração aspectos sociais, legais, ambientais e econômicos, a empresa garante mais transparência ao processo de compra e ao relacionamento com seus fornecedores e parceiros, para que haja confiança mútua e comprometimento de ambas as partes.

 

9. Engajamento

A partir da adoção do conceito de compras sustentáveis, a empresa pode promover o engajamento de seus colaboradores, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade que conte com a participação da liderança e influencie todos os membros da companhia e demais partes interessadas.

 

10. Sustentabilidade

A construção de uma cadeia produtiva mais sustentável não é uma tarefa simples. Mas a incorporação de critérios de sustentabilidade no processo de seleção de fornecedores, produtos e serviços pode ser um bom caminho para disseminar a importância do tema para o crescimento da sociedade e, consequentemente, dos negócios.